5 tipos de jardins para você escolher

Se você gosta de parques e praças já deve ter pensado em ter seu próprio jardim, não é?
Estudos confirmam que o contato com áreas verdes melhora a qualidade de vida e até diminui a mortalidade por causas naturais, inclusive câncer e doenças respiratórias. Quanto mais próximo de um parque ou floresta você vive, melhor para a sua saúde.

Mas e nas grandes cidades, em que estamos rodeados de prédios e passamos a maior parte do dia em ambientes fechados, como é possível se conectar com a natureza e respirar um ar mais puro?

Um jardim, seja ele pequeno, grande ou vertical, sempre torna o ambiente mais agradável. Mas antes de fazer um orçamento, escolher móveis, flores e colocar as mãos na terra é importante decidir o objetivo e estilo do seu jardim, seja ele para condomínio residencial ou empresarial. Conheça quatro modelos de jardins e escolha a melhor opção para você.

Jardim Oriental

Além da estética, a concepção espiritual é levada em conta para um dos jardins mais antigos do mundo. Desenhado como espaço de meditação, geralmente é composto por pedra, bambu, água, carpas, bonsais e lanternas, tudo sempre de acordo com a filosofia oriental.

Resultado de imagem para jardim oriental

Pedras e água compõem o espaço inspirado na meditação

Jardim francês

Um dos mais clássicos, o jardim francês é marcado pela padronização, formalidade, formas geométricas e simetria exata. Toda essa rigidez representa o poder do homem sobre a natureza e a capacidade de dominá-la. Arbustos, cercas-vivas, hera, roseiras e caminhos largos estão presentes no estilo.

Resultado de imagem para jardim palácio de versalhes

Um dos jardins do Palácio de Versalhes, na França

Jardim Inglês

Este é o oposto do citado acima. Considerado um manifesto, o jardim inglês valoriza a paisagem natural com espécies de flores e plantas que não precisam de podas com muita frequência, como gerânios, margaridas, rosas, lavanda e árvores de médio e grande porte.

Imagem relacionada

Flores e plantas de forma natural

Jardim Tropical

A composição informal com plantas da vegetação nativa, como palmeiras, coqueiros, bromélias, bananeiras e samambaias, é ideal para o clima brasileiro e dá a sensação de frescor e leveza. Aves e insetos coloridos também gostam de visitar jardins tropicais.

Resultado de imagem para jardim tropical

Sombra e frescor para o clima brasileiro

Jardim Vertical

Este é o mais simples e ideal para espaços pequenos, como varandas. Aqui as espécies escolhidas variam de acordo com o clima e luz natural do espaço. Entre as preferidas estão samambaias, antúrio, peperômia, aspargo-pluma e barba-de-serpente. Para garantir que seu jardim vertical dure, é importante ter uma boa estrutura e espaço para as raízes das plantas se desenvolverem.

Resultado de imagem para jardim vertical

Jardim vertical é ideal para pequenos espaços

E aí, já sabe qual jardim tem mais a ver com o seu estilo?

Comments are closed.