Dicas para deixar o seu jardim mais perfumado

As plantas que enfeitam os jardins encantam e dão charme por seu formato e cores. Mas um outro aspecto faz toda a diferença na hora de compor um ambiente ainda mais elegante e sensorial: o aroma. Combinações, das mais suaves até as mais acentuadas, podem tornar uma visita ao seu jardim mais que um deleite para os olhos, uma experiência de sensações.

Pensando nisso, especialistas da Physis Jardinagem elegeram algumas plantas e flores, que florescem durante a primavera e o verão, com diferentes e agradáveis perfumes. Veja:

Jasmim do Cabo ou Gardênia
 

Com flores grandes, brancas e um porte de até dois metros de altura, a Jasmim do Cabo ou Gardênia é imponente e delicada, com um perfume suave, agradável e que predomina no fim da tarde. Para cultivá-la é necessário solo fértil, mais ácido e bem drenado. Existe a possibilidade de criá-la em vasos, desde que sejam grandes.

Jasmim Manga

A Jasmin Manga é uma árvore de pequeno porte que pode chegar a até seis metros de altura. Suas flores podem ser encontradas nas cores brancas, vermelhas ou rosadas e seu perfume é persistente e impactante. Por conta disso, deve ser plantada a pleno sol e um pouco distante de janelas.

 Dama da noite
 

Originária da América Tropical, seu porte é de aproximadamente um metro e meio, podendo chegar até quatro metros. Sua floração peculiar revela-se em um raro espetáculo, com botões de cor branca. Suas flores desabrocham durante a noite e, antes do nascer do sol, se fecham.

Não deve ser plantada perto de janelas, visto o seu intenso perfume. Preferem locais com mais sombra, em solo fértil e drenado.

 Viburno

Espécie arbustiva da América do Norte, muito ramificada com flores miúdas e brancas, com um aroma agradável e suave. Deve ser plantado a pleno sol, ou meia sombra. Não tem muita exigência quanto ao solo.

Rosas

A rosa é uma das flores mais antigas conhecidas do mundo. Com aromas já conhecidos e agradáveis, devem ser plantadas a pleno sol, de preferência em terra úmida e bem drenada. De colorações variadas, as mais comuns são: a amarela, branca, rosa, roxa e vermelha. Algumas cores são resultado de manipulação em laboratório, como a azul e preta.

Manacá de Cheiro
 

É uma planta arbustiva e deve ser plantada em locais de clima ameno. Suas flores mudam de cor no decorrer do tempo, de azuladas para brancas. Seu perfume também é muito forte, por isso não devem ser plantadas perto de janelas.

 Murta

Espécie também arbustiva, é muito usada para cerca viva. Com flores brancas e aroma suave, pode ser plantada em pleno sol. Não tem muita exigência sobre o solo.

8 - Ervas aromáticas

Alecrim, manjericão, coentro e hortelã são algumas ervas aromáticas. Se o espaço é limitado para pouco aroma, podemos usá-las em vasos. Além de cheirosas, elas podem ser usadas na cozinha, incrementando suas receitas.

 

 

Comments are closed.