Como plantar em vasos de flores

Morar em lugares pequenos, sem espaço para um jardim, não é desculpa para deixar de utilizar flores e plantas que harmonizam o ambiente. Confira dicas de como plantar em vasos e cuidar das suas flores.

1 - Escolha a planta:

Primeiramente, é necessário achar uma planta ou flor que se adapte bem a esse tipo de plantio. Prefira as que não precisam ser regadas constantemente e se atente ao local onde o vaso vai ficar: se for num espaço interno, pesquise pelas que não precisem de sol, caso seja externo, o ideal são plantas e flores que precisam de mais luz solar.

2 - Defina o tipo de vaso:

Existem vasos de barro, cerâmica, plástico e fibra de vidro. Para escolhê-los, também é necessário levar em consideração o ambiente onde eles vão ficar. Em locais externos, com mais incidência de sol, o ideal é optar por barro ou cerâmica, já em ambientes com sombra, os vasos de plástico ou fibra de vidro são mais recomendados.

3 – Atenção ao sistema de drenagem:

Todos os vasos precisam de furos no fundo para drenar a água. Crie uma camada de argila, cacos ou pedregulhos no fundo de cada um para que a terra não escoe junto com a água, facilitando, assim, a drenagem.

4 – Cuidado com a adubagem:

Não é recomendado que adube a terra assim que for montar o vaso. O ideal é esperar pelo menos duas semanas para fazer isso e depois realize a manutenção uma vez por mês.

5 – Monte o seu vaso:

- Adicione dois dedos cacos, argila ou pedregulhos no fundo

- Coloque a muda ou flor no meio do vaso

- Acrescente terra ao redor e por cima da muda

- Aperte bem a terra para deixá-la bem firme e regue

Agora é só se atentar aos cuidados com suas plantinhas. Lembre-se de regá-las frequentemente, mas com cautela para que as raízes não apodreçam.

Comments are closed.